terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Vola como mariposa




Não sou crítica de filme, mas vamos lá.. Vi essa semana o filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Vicky, melhor amiga e com personalidade oposta à de Cristina, preza pelos valores sociais, o casamento duradouro e o namorado de anos. Cristina, por outro lado, mostra o seu lado inseguro, sua tranquilidade de não saber o que quer mas pelo menos saber o que não quer. A história se desenrola em Barcelona, ao som da música de Giulia e los Tellarini (Barcelona), e vai em um crescente apaixonante.



Juán Antonio, personagem vivido por Javier Bardem, encanta toda mulher, de qualquer idade. Sua simplicidade, a forma envolvente como fala e convence a qualquer um de que o amor deve ser vivido independente de sua forma.

Vale ser visto pela arte, seja na pintura de Juán Antonio e de Maria Elena (Penélope Cruz) ou na arquitetura de Barcelona, as obras de Gaudí... Tudo levado ao extremo, os sentimentos, a raiva, o amor. Melhor filme que eu vi nos últimos tempos!

Um comentário:

Bunecrinha disse...

Concordo, o filme vale muito! Perfeito demais.
Não é um filme romântico, é um filme que fala do amor que consome e é consumido, um amor que está longe da transcendência, mas flerta com a decadência. Mais humano do que divino. Um amor pós-romântico.